segunda-feira, 14 de maio de 2012

Rapper Emicida preso por protestar contra despejo da ocupação Eliana Silva

Matéria da Folha de São Paulo

Emicida é detido por incitar o público a fazer gestos obscenos para PM

O rapper Emicida, 26, foi detido no início da noite deste domingo por suposto crime de desacato à autoridade após um show que fez em Belo Horizonte (MG).

A apresentação, gratuita, fazia parte do festival Palco Hip Hop, na região do Barreiro, periferia da capital mineira. O próprio artista informou sobre a prisão pelo Twitter.

"Fui preso por desacato a autoridade após o show em BH por causa da música Dedo na Ferida", disse em sua página no microblog.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar de Minas Gerais, o rapper incitou o público a fazer gestos obscenos para a PM e para políticos durante a execução da música "Dedo na Ferida", em protesto contra a desocupação recente de um terreno público na mesma região de BH --Barreiro-- que recebia o show.

Ainda segundo a assessoria, houve a preocupação de que a atitude de Emicida levasse o público a praticar atos de vandalismo. O rapper foi encaminhado para a 36ª Delegacia Seccional do Barreiro, onde ainda prestava depoimento por volta das 21h50.

Por telefone, o irmão e empresário do rapper, Evandro Fioti, confirmou à Folha a detenção e disse que estavam acompanhados de advogado, tentando liberar o artista.

"A polícia entendeu que a letra da música 'Dedo na Ferida' é um desacato. E o público levantou o dedo do meio durante a música em forma de protesto", afirmou Evandro.

"Dedo na Ferida" fala de repressão e critica a polícia. Ela foi composta após a violenta desocupação da área conhecida como Pinheirinho, em São José dos Campos (interior de SP), no dia 22 de janeiro.

O clip da música (veja abaixo) mostra imagens do local que foi desocupado por cerca de 5.000 moradores durante uma reintegração de posse que contou com a participação de 2.000 PMs, incluindo a Tropa de Choque.

"De violência / sob coturnos de quem dita decência / Homens de farda são maus / era do caos / Frios como halls, engatilha e plau! / Carniceiros ganham prêmios na terra onde bebês respiram gás lacrimogêneo", diz a letra.

Em outro trecho, a música diz "o rap ainda é o dedo na ferida".

Por volta das 21h20, as hashtags #LiberdadeEmicida e #dedonaferida estavam entre os dez assuntos mais comentados no Twitter.

"Tanto bandido perigoso solto por aí, e a polícia prende quem está ali cantando sobre a realidade. #LiberdadeEmicida", @FlavinhaFarias.

"13 de maio de 2012. Um negro é preso em BH por cantar uma música.", @repimlins.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário