sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Exposição e literatura de Cordel marcam inauguração da Biblioteca da Ocupação


Aconteceu na quarta-feira passada o ato de fundação da Biblioteca Comunitária da Ocupação Eliana Silva, a atividade contou com a presença do cordelista Olegário Alfredo (Mestre Gaio) e de Marcos Túlio Damascena, da Borrachalioteca. E teve leitura de cordel e exposição de livros desse importante movimento da cultura literária popular brasileira.

As crianças foram as mais empolgadas com o projeto de incentivo à leitura. Já foi incorporado no trabalho da comunidade o processo de leitura e está sendo programado curso de formação para os jovens e adolescentes da Eliana Siva. esse trabalho visa combater e enfrentar o problema dos traficantes que tentam de todas as maneiras influenciar a juventude, mas nem a coordenação do MLB e nem as famílias deixam que se entrem na área ocupada.

A luta pela moradia popular e pelos direitos do povo pobre não se restrige apenas ao processo de ocupação do espaço político. A formação cultural, acesso às informações e a busca por uma educação popular e transformadora, fazem parte das ideias do movimento por uma sociedade mais justa e sem a exploração do homem pelo homem.

Capitães de Areia, primeiro livro doado.
Incentivar e estimular a leitura e a cultura popular é um dos meios para fazer essa transformação. Com formação e informação o homem pode modificar seu meio. Por isso, vem o MLB vem procurando abrir o espaço das comunidades onde atua.

Para marcar a fundação da Biblioteca do Acampamento foi doado o primeiro livro: Capitães de Areia, obra do escritor baiano Jorge Amado, que nesse ano de 2012 recebe homenagens em todo o país e no mundo pelo seu centenário. Contribua com uma obra literária e vamos formar uma biblioteca comunitária que d~e condições para a formação humana de qualidade das famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário