sábado, 25 de agosto de 2012

ONU aponta BH como a quarta metrópole mais injusta

Estudo das Nações Unidas divulgado na terça-feira (21) classifica a América Latina e o Caribe como as regiões mais urbanizadas e desiguais do Mundo. O levantamento é pioneiro. Ele traça o panorama de desenvolvimento latino-americano e escancara as grandes deficiências que persistem no processo de urbanização.
O estudo da ONU selecionou 24 cidades para avaliação e concluiu que Belo Horizonte é a quarta metrópole com pior distribuição de renda da região. Se considerarmos somente o Brasil, a capital mineira fica em terceiro lugar, atrás de Goiânia e Fortaleza.
De acordo com o representante da ONU para a América Latina, Erik Vittrup, as formas de planejamento das cidades são equivocadas. “É ridículo que, ainda hoje, reproduzimos cidades com modelos de expansão horizontal de um andar”, disse.
Vittrup, no entanto, elogiou iniciativas de cidades brasileiras como Curitiba e seu sistema de transporte público. O pesquisador dinamarquês citou ainda como um bom exemplo o projeto das unidades de polícia pacificadora (UPP), implantado no Rio de Janeiro.
 
Foto: Portal PBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário