sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Todo apoio à ocupação Eliana Silva!


NOTA DO FÓRUM PERMANENTE DE SOLIDARIEDADE ÀS OCUPAÇÕES DE BH

Ação da Policia Militar no sábado, 25 de agosto, foi violenta e ameaçadora. Apesar da repressão, a comunidade resistiu.
O Fórum Permanente de Solidariedade às Ocupações de Belo Horizonte manifesta total apoio e solidariedade às 400 famílias que voltaram a ocupar um terreno sem uso, que não cumpria função social, próximo à Vila Santa Rita, na região do Barreiro, em Belo Horizonte.

Os moradores que reocuparam o terreno de 200m2 são os mesmos que foram retirados à força pela PM, no último dia 11 de maio. Portanto, há mais de três meses, aguardavam uma posição da Prefeitura Municipal (PBH) para solucionar o problema.

No último sábado (25), logo pela manhã, a Polícia Militar cercou o terreno para tentar retirar as famílias que estavam instaladas em barracas de lona, exercendo repressão e violência contra mulheres e crianças. Os militares ameaçavam a integridade física das pessoas, chegando a agredir com empurrões e, verbalmente, com deboches e palavras ameaçadoras. Uma senhora chegou a passar mal e foi socorrida pelos companheiros.

Mesmo diante da violência física e verbal, a PBH que também estava no local, forneceu água e abrigo do sol aos militares, corroborando com a ação violenta da PM. Houve prisões, entre elas dois militantes e dois advogados que apoiavam as famílias, agravando o clima de tensão. Os ocupantes resistiram bravamente, formando um cordão humano para conter o avanço dos PMs. As famílias permanecem unidas no local.

Nós, do FPSO_BH repudiamos qualquer ato de violência contra as famílias em luta pelo direito
básico à moradia. Todo apoio à ocupação!

Somos todos Eliana Silva!

Belo Horizonte, 31 de agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário