segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Quarta-feira é dia de Audiência Pública sobre Eliana Silva


No próximo dia 5 de setembro, quarta-feira, às 9h da manhã, acontecerá na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Audiência Pública sobre a nova Ocupação das famílias, na região do Barreiro. O objetivo é debater a situação do conflito social pelo direito à moradia, uma vez que as 350 famílias da ocupação foram removidas violentamente de uma outra área, no dia 11 de maio passado. Há provas de abuso na desocupação e também na manhã do dia 25 de agosto, quando um grupo de famílias resolveu entrar num terreno já ocupado na mesma região.
Além de fotos, há inúmeros vídeos que comprovam o destempero dos comandantes da PM no local, o desrespeito não apenas às famílias, mas à advogados. Muita truculência e um forte abuso de autoridade. Nesse senti, os movimentos de luta pela moradia acionam a comissão de direitos Humanos da ALMG para que tome providencias concretas de apuração dos fatos e coloque os responsáveis no banco dos réus, visto que essa não é a primeira vez que a PM agride a população de nossa cidade, reproduzindo a lógica de segurança dos tempos de autoritarismo e ditadura militar em nosso país.
A iniciativa de solicitar uma Audiência Pública partiu do deputado Rogério Correia, que encaminhou à referida comissão na casa legislativa.
Foram convidados oficialmente: Marcio Araujo de Lacerda, Prefeito Municipal de Belo Horizonte; Cel. PM Márcio Martins Sant'Ana, Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais; Célia Pimenta Barroso Pitchon, Ouvidora-Geral do Estado de Minas Gerais; Ana Cláudia da Silva Alexandre, Subdefensora Pública-Geral do Estado de Minas Gerais; Emílcio José Lacerda, Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos; Frei Gilvander Luís Moreira, Assessor da Comissão Pastoral da Terra de Minas Gerais; Leonardo Péricles Vieira Roque, Coordenador Nacional do Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas; Elcio Pacheco, Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG; Joviano Gabriel Maia Mayer, Advogado.
Todos os apoiadores, ativistas das causas sociais e dos direitos humanos, militantes dos movimentos populares e as pessoas sensíveis à essa causa da luta pela moradia devem comparecer.

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A OCUPAÇÃO ELIANA SILVA
Quarta-feira – dia 5 de setembro – 9h
Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Um comentário:

  1. Mensagem a ser repassada para os representantes do governo na audiência e a todos aqueles que se dizem humanos:
    Vou falar de uma palavra simples, mas que poucos sabem exercer seu verdadeiro significado. Humanismo, é uma perspectiva que coloca uma variedade de posturas éticas em prol da valorização da vida do homem. Além de viver, precisamos ter abrigo, comer, ter saúde, direitos básicos garantidos pela CF/88. Não se pode simplesmente fechar os olhos e cercear as pessoas desses direitos.
    Quando chegarem ao acampamento e verem 300 famílias que não tem onde morar, para onde ir e estão acampadas em terras devolutas, em condições sub-humanas, vais ter coragem de apontar a arma, o cacetete, a bomba de gás a uma criança, a uma mãe indefesa? Acho que a resposta é sim. Mas antes que façam isso só gostaria de pedir um minuto de reflexão. A todos, policiais, governantes, cidadãos de BH.
    E se fossem um de nós, sua filha, seu filho, sua esposa como seria?
    Quando se perdeu o amor pelo próximo...
    Quero que apenas reflita, o sistema capitalista existe para escravizar as pessoas, as mentes, bloquear a liberdade do homem de decidir por si mesmo o que é melhor para ele e seus companheiros. Nesse momento vocês tem a oportunidade de refletir, antes de agir...
    Não tenho a pretensão de com esse discurso fazer ninguém chorar ou a partir de agora simplesmente mudar de opinião. Só quero resgatar o sentido do que é ser humano e ter humanidade. Pensem, reflitam e ao menos tentem agir com humanidade uma vez na vida.

    ResponderExcluir