quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SOMOS TODOS FREI GILVANDER!



Por acreditar no direito à livre expressão e por acreditar que as plataformas livres e colaborativas são as principais difusoras de pautas de cunho público, político e social, presente nas ruas e nas redes sociais, o Fora do Eixo manifesta seu sincero apoio aGilvander Moreira, frei carmelita de Belo Horizonte, que deixou a ver as denúncias de moradores do município de Unaí contra a empresa Torref
ação e Moagem Unaí. Hoje, o Frei está na mira de uma decisão judicial que decretou sua prisão preventiva por conta da publicação de um vídeo que mostra a denúncia feita por uma das moradoras de Arinos, cidade vizinha de Unaí.

O vídeo faz referência à queixa feita a empresa responsável pelo Feijão Unaí, usado também em merenda escolar, e que teria contribuído para um vasto problema que acomete há anos este e outros munícipios mineiros: a contaminação de agrotóxicos e, por consequência, a grave incidência dos casos de câncer na região. O acompanhamento deste caso feito pelo Frei tem como fundamento o estudo criado pela Câmara dos Deputados ano passado, desenvolvido pela Subcomissão Especial Sobre Uso de Agrotóxicos e Suas Consequências à Saúde, que comprovou a incidência de veneno na região, atingindo 1260 casos por ano (100 mil pessoas), bem acima da média mundial: 400 casos por ano.

A Justiça determinou a retirada do vídeo e pediu prisão preventiva ao Frei. Temos acompanhado nas últimas semanas a militância de Frei Gilvander pelos direitos humanos em Minas Gerais. Assim como vários midialivristas no mundo inteiro, o Frei tem se utilizado de veículos livres e abertos para deixar ecoar uma série de atentados contra o direito à dignidade, que geralmente não ganham a notoriedade merecida via mídia tradicional. Diversas vezes, o próprio Frei tem pautado as plataformas que o Fora do Eixo disponibiliza, contribuindo também para a formação cidadã e política dos agentes envolvidos na Casa Fora do Eixo Minas.

Temos conhecimento do apreço e da relação afetiva de Frei Gilvander às causas que afetam diretamente a dignidade de vários cidadãos mineiros e, neste caso, os que afetam moradores do Noroeste de Minas, onde morou durante a infância. Assim como ao frei, nada nos cala. Engrossamos os manifestos de dezenas de agentes sociais, midialivristas, cidadãos, parlamentares, iniciativas e entidades públicas em solidariedade ao Frei e em denúncia contra a empresa do Feijão Unaí. Estamos juntos porque só assim acreditamos que a pauta ganha a força que ela merece.

Fonte: Casa Fora do Eixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário