segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Violência da PM contra as famílias da Ocupação Sônia Angel no Rio de Janeiro


Um dia após o segundo turno nas eleições para prefeito em Duque de Caxias, PM age com Truculência na manhã dessa segunda-feira. Seis presos e um desaparecido na ação da PM.

As 180 famílias da Ocupação Sônia Angel organizada pelo de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), situada em terreno do INCRA, destinado a Reforma Agrária (Av. Pres. Kennedy, atrás do CIEP 118, Duque de Caxias - RJ), foram despejadas por policiais que anunciaram enfrentamento sem qualquer mandato judicial e acabaram de invadir o terreno. Sete pessoas estão detidas, seis se encontram na delegacia de Duque de Caxias, mas o estudante da UFRJ e diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), Esteban Crescente, que estava entre os presos não foi encontrado nem na delegacia nem nos hospitais da cidade. Tudo indica uma represália da PM, num flagrante desrespeito aos direitos humanos e a liberdade de expressão em nosso país. A situação do desaparecimento de Esteban é preocupante porque a ação da PM em qualquer cidade da Baixada Fluminense está ligada aos grupos de extermínio e já dura há décadas. Uma prática que não mudou até os dias de hoje.

A desocupação arbitrária, sem nenhum documento oficial de ordem de despejo é uma ilegalidade. A luta das famílias da Ocupação Sônia Angel é mais uma demonstração de que a política habitacional é um dos maiores problemas vividos pelo povo brasileiro. O descaso das autoridades federais, estaduais e municipais com esse problema aprofunda ainda mais os conflitos nas cidades e no campo, envolvendo não apenas famílias pobres na periferia dos grandes centros urbanos, mas também de povos indígenas, como é o caso dos Guarani Kaiowá, em Mato Grosso do Sul, que resistem heroicamente contra os latifundiários e o agronegócio, enfrentando a repressão policial e os pistoleiros.

É hora de apoiar, mobilizar e prestar solidariedade à luta das famílias da Ocupação Sônia Angel. A ocupação ocorreu em um terreno do INCRA, um terreno federal, destinado à moradia.

A luta pelos direitos à moradia cresce em todo o Brasil e o MLB se fortalece cada vez mais, promovendo e organizando o povo pobre contra as injustiças sociais em todos os lugares.

Viva a Ocupação Sônia Angel! Viva o MLB!

Nenhum comentário:

Postar um comentário