domingo, 5 de maio de 2013

MLB realiza ocupação em Diadema


Cerca de 300 famílias organizadas pelo MLB – Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas - acaba de realizar uma ocupação com o nome de Lucineia Xavier na região de Eldorado, Diadema

As famílias lutam pela desapropriação de uma área que já possui decreto de utilidade pública para fins desapropriação, é área especial interesse social (AEIS) e uma verba de 500 mil, liberada pelo Fumapis – todas estas conquistas do movimento até 2012.
 
Desde o início do ano o movimento tenta o diálogo com a atual gestão. Dia 30 de janeiro um ato foi realizado no centro de Diadema e em seguida uma comissão foi atendida pelo secretário de habitação, Eduardo Monteiro. Nesta reunião, diversas foram as promessas não cumpridas, tais como, discutir com o Prefeito como viabilizar o restante da verba e dar continuidade à desapropriação, impedir a utilização indevida do terreno, que vem servindo de estacionamento clandestino e mandar fazer o levantamento do plano-altimétrico e o teste de sondagem do solo. Nada disso foi feito! Em seguida, outras reuniões foram realizadas e mais compromissos foram descumpridos.

No Brasil, quase 8 milhões de famílias não tem casa própria: moram de aluguel, áreas de risco ou de favor. As famílias do MLB não são diferentes. Em Diadema estão na luta há cinco anos, na esperança de conquistar uma moradia digna, para a qual não tenham que dispender mais da metade do seu salário para pagar. Muitos foram o que já morreram nesta luta: dentre eles Sr. Cirilo e Lucineia Xavier, liderança do nosso movimento, falecida em 2010. Não é justo esperar mais. As famílias estão decididas e dispostas em resistir até que se cumpra a desapropriação do terreno.

Fonte: http://www.abcdoabc.com.br/diadema/noticia/mlb-realiza-ocupacao-em-diadema-10424

Nenhum comentário:

Postar um comentário